Tuesday, June 19, 2007

Como assim não toma café?

Pois é, não tomo. Não gosto. Não tenho a menor vontade de gostar. Não me apetece, a não ser que venha coberto de chocolate.
Para uma brasileira, paulistana e jornalista, isso é quase um pré-requisito. Em todo lugar te oferecem um café, alguns já vão trazendo a xícara cheia, sem avisar. “Açúcar ou adoçante?”. “Não tomo café. Obrigada”. Então, a pessoa olha com aquela cara de interrogação tira a xícara da sua frente e oferece ... uma água.
Não gostar de café já me colocou em algumas saias justas. Uma vez fui até o sítio de um violeiro no interior de São Paulo e a mulher dele, muito simpática, nos ofereceu um café e bolo de fubá (outra coisa que não me apetece muito). Fiquei morrendo de vergonha depois de dizer que não tomava café e acabei comendo não só um, mas dois pedaços BEM generosos do bolo de fubá.
A frase “Vamos tomar um café”, também já me deu um pouco de dor de cabeça. Para muitos ela só quer dizer “Vamos dar uma volta e conversar”, mas para alguns ela realmente quer dizer “Vamos tomar um café”. Uma vez, um amigo empolgado com um “Vamos tomar um café”, me levou num lugar que vendia 876 tipos de café diferentes. Então, ele começou a falar de como o café queniano é isso e o café da África do Sul é maravilhoso. Gastou a lábia com seu “profundo” conhecimento sobre o assunto, quando, com a maior cara de tacho soltei, “Eu não tomo café”. Silêncio. Dez eternos segundos de silêncio. “... mas eu aceito uma água, um chá, uma coca light e até um bolinho de fubá”.
Quando trabalhava com produção a parte mais engraçada era fazer café para a equipe ou mesmo para os coleguinhas. Como uma pessoa que não gosta de tomar café pode fazer? Pois é. Faço. E não é de todo ruim. Vou pela cor. Quanto mais pretinho e menos cara de água suja melhor. Nunca reclamaram.
Muitas vezes as pessoas pedem café por impulso, por puro costume. Meu tio, que me viu nascer, que é meu padrinho e que tinha acabado de ouvir todas as histórias sobre não eu gostar de café chegou no balcão e soltou, “Dois curtos por favor”.

2 comments:

Anonymous said...

Well said.

... said...

coisa feia......