Thursday, September 06, 2007

Dedé e o pneu furado

Liguei o carro, virei a direção pra sair da vaga e senti uma puxadinha pra direita. Já tinha virado a esquina quando a puxadinha virou um peso e um barulho. Puta que pariu!!!
Parei o carro onde deu, mais precisamente entre a entrada de um escritório de advocacia e um prédio. Sai do carro e fui olhar o estrago. O porteiro, que estava na calçada, nem se mexeu. Olhei com cara de cachorro sem dono na chuva (garoava), e nada, nem um mísero contato visual.
Ligo pra quem? Faço o quê? Arrisco trocar essa coisa sozinha? Melhor não.
Liguei para casa pra perguntar se o seguro fazia essas coisas para dummies como eu e meu pai atendeu. “Peraí que o seu irmão tá indo”. Aleluia!! Como é bom ter irmãos crescidos o suficiente para poder salvar as irmãs indefesas e seus pneus furados.
Dedé, o do meio, é calmo, sério, virginiano e é praticamente um santo. Para a minha sorte, ele estava passando uma semaninha de folga em São Paulo. Cinco minutos se passaram e ele ligou com a maior calma perguntando em que rua eu estava. Em mais dez minutos, lá estava ele com a maior paciência do mundo, olhando a situação e abrindo o porta-malas para pegar o step.
Enquanto trocava o pneu ele ia me explicando, é a veia de professor dos Vitta, não tem como evitar.
Enquanto isso eu estava lá, com a maior cara de que tava entendendo tudo.
A coisa toda parece muito simples. Vou colocar em itens para ficar mais didático.

1- Primeiro você vai até o porta-malas, levanta o tapetinho e destrava algo para poder tirar o step, a chave de rodas e o macaco.

2- Aparentemente tem um lugar específico para encaixar o macaco (super novidade pra mim), mas antes de levantar o carro é bom dar uma afrouxada de leve nos parafusos (assim a roda não gira).

3- Depois disso e hora de soltar os parafusos e trocar a roda. A parte mais fácil de todo o processo.

4- Aí vem a parte mais complicada, encaixar o step. Como não tínhamos lanterna e o porteiro do prédio se limitou a olhar de longe, usei a luzinha meia boca do celular.

5- Pneu encaixado. É hora de apertar os parafusos.

6- Daí é só descer o carro e dar a última apertadinha. Nesta parte é necessário um pouco mais de força e vale até uma subidinha na chave de roda apoiando no carro.

Pronto. Tudo muito simples e rápido. Qualquer um faria isso com o pé nas costas.
Da próxima vez eu já sei exatamente como fazer.... chamo um dos meus irmãos, se eles estiverem por aqui, ou apelo para a seguradora, porque sou uma mulher INDEPENDENTE.

2 comments:

Cebola said...

Pô! Vc. não tem Porto Seguro?

Anonymous said...

Muito bom. Vc está de parabéns. Da próxima vez, vc chama alguém e vai explicando passo-a-passo. :D