Tuesday, January 24, 2006

Pingüins Pingüins Pingüins


Ontem assisti a Marcha dos Pingüins (La Marche de L'Empereur, 2005). Particularmente não tenho muita paciência para assistir a documentários sobre o mundo animal, mas depois de ver o trailler (viu como um bom trailler atrai um espectador) fiquei com vontade de ver.
No começo uma decepção. Alguém esqueceu que o filme se passa na Antártida, onde tudo é BRANCO, e colocou legendas brancas. Como meu francês se resume a três frases, às vezes me dava uma certa raiva de não poder entender algumas falas.
A narrativa em primeira pessoa é diferente de outros documentários do gênero. A voz feminina narra as ações da fêmea enquanto a masculina narra as do macho. Mas a graça fica por conta dos pingüins filhotes.
O que mais colabora é a empatia com os desengonçados pingüins imperadores e suas escorregadas na neve durante a marcha, além da paisagem branca e azul da Antártida.
O filme mostra os pingüins saindo do mar e seguindo para o interior, onde se “casam”, procriam, tem seus filhotes e se separam para voltar ao mar. Os predadores estão presentes, mas muito pouco.
A produção do diretor francês Luc Jacquet demorou 4 anos para ficar pronta, entre projeto e finalização. A dificuldade de filmar durante 13 meses na Antártida já era conhecida da maior parte da equipe, que acordava às 5:30 da manhã e enfrentava frio de até -50º C em uma terra mais seca do que o deserto do Sahara.
As cenas sub-aquáticas feitas a muitos graus a baixo de zero conseguem captar toda a velocidade com que os pingüins nadam e caçam.
A trilha sonora de Alex Wurman e as músicas compostas pela francesa Emilie Simon (que lembra muito a islandesa Bjork, talvez por terem o mesmo produtor) são lindas, mas o cd com a trilha ainda não pode ser encontrado no Brasil, uma pena.


Em homenagem a Liniane, colocarei o link do site oficial em inglês.
No site tem fotos, entrevistas com o diretor, o diretor de fotografia e o câmera, links e muitas outras informações sobre o filme, a Antártida e os pingüins. Vale a pena dar uma olhada.
http://wip.warnerbros.com/marchofthepenguins/

1 comment:

Anonymous said...

Que chique ser citada nesse blog de maneira tão carinhosa.
bjs
lini
P.S.: na próxima quero vir pinguim !