Wednesday, December 07, 2005

Lennon, Beatles, Londres, sei lá... mil coisas

John Lennon morreu um mês antes de eu nascer, os Beatles se separaram bem antes da minha mãe conhecer o meu pai, mas mesmo assim não me lembro exatamente quando ouvi Beatles pela primeira vez. Talvez tenha sido ainda na barriga da minha mãe, com um disco na vitrola ou com o meu pai tirando alguma música no violão.
Não, meu pai não é um Beatlemaníaco, talvez só um pouco (conheço alguns piores). Digamos que ele seja um colecionador de Beatles (ou colecionador de tudo). São trocentos livros, discos cd´s, dvd´s e obviamente milhões de histórias contadas pelo meu pai ao longo dos meus quase 25 anos.
Visitando Nova York, quando eu tinha uns 15 anos, fomos até o Dakota, prédio onde morava Jonh Lennon e onde ele foi assassinado. Atravessamos a rua e fomos exatamente onde tudo ocorreu. Pra mim não foram grandes emoções, mas para os meus pais, ficar parado ali na calçada deve ter sido uma outra experiência (um ano antes eles não conseguiram atravessar a rua, mas como estavam com a gente se sentiram obrigados a chegar mais perto do Dakota).
Quando fui morar em Londres pude adicionar minhas próprias histórias com os Beatles. Nos dois últimos meses que morei lá, me mudei pra uma kitnet na Abbey Road. Apesar de ser super pequena, tinha uma ótima localização... do lado do estúdio onde os Beatles e muitos outros músicos gravavam seus discos.
Passava todo dia pela famosa faixa cantarolando alguma música. A mais freqüente era “Long and Widing Road”, que nem tem a ver com esse disco, mas pra mim tem um tom de final de outono em Londres, não me pergunte porque.
Na Abbey Road é um festival de fotos na faixa de pedestres. Sempre tem uns 10 japoneses tirando foto, e sempre tem um que tira o sapato pra ser o “Paul”.
Certo dia entrando no site do estúdio, vi que tinha um link pra uma webcam que fica 24 horas registrando a rua, ou melhor, a faixa de pedestres.
Pensei comigo, “Pô, passo lá todo dia... vou avisar o meu pai, quem sabe eles me vêem do Brasil!!”. Mandei um e-mail e fiquei de ligar do orelhão quando estivesse chegando em casa.
Passei uma vez dando tchauzinho e o celular tocou. Era meu pai “Num vi, você já passou???”. Ok, não levei em conta que a câmera pudesse ter um delay e como era webcam não dava pra passar muito rápido.
Fui até a faixa e parei. Como os motoristas têm que parar se tiver alguém querendo atravessar tinha que ficar avisando que estava só parada e que não queria atravessar.
Foi ai que o velho pai falou “Levanta a mão e dá um tchauzinho!!”, levantei a mão e dei um tchau, só que não vi que um táxi estava passando neste mesmo minuto e achou que era pra ele. Resultado, o táxi parou e eu, com cara de idiota, fui explicar pro cara que tava acenando pra câmera e que meu pai estava me vendo do Brasil. Acho que ele não entendeu muito bem, mas como em Londres tem muito louco ele sorriu e foi embora.
Fiquei mais um tempo lá, fazendo palhaçadas e obviamente passando por louca, e fui pra casa encarar um macarrão com ervilhas congeladas, presunto de péssima qualidade e queijo cheddar (um dos meus pratos mais freqüentes e digamos, dos mais baratos).

Este Blog também é serviço

Se conhecerem alguém em Londres que goste da passar vergonha o link para a webcam é este: http://www.abbeyroad.co.uk/virtual_visit/webcam/
Notem que na faixa há dois postes que ficam piscando, um de cada lado da calçada. No código e trânsito inglês, isso significa que o motorista é obrigado a parar se alguém estiver esperando pra atravessar.

2 comments:

Anonymous said...

Help!

Gostei! Estou morrendo de saudades da terra da Rainha Mãe. Bem, a vida ainda não acabou e bem, muita coisa pode e vai acontecer.

Bjos,
Johnny

Anonymous said...

Fantástico! Meu pai ( que amou o texto) é maluco por Beatles - especialmente John Lennon, claro...
Essa história da câmera é muito boa, pode render um curta, que tal a idéia? Se empolgou com o blog, né? Eu disse que você tinha o "dom" da crônica! Parabéns...