Monday, December 12, 2005

Vitta, Penteado, Penteado Vitta

Encontros familiares são sempre divertidos. Neste fim de semana foram dois. Sábado jantar com a família Vitta e domingo almoço com os Penteado. Embora não carregue o sobrenome da minha mãe também sou Penteado, mas segundo um tio da minha mãe tenho a cara dos Vitta (dizem que eu tenho os olhos verdes e míopes do meu avô paterno).
A família Vitta é italiana de todos os lados e como toda boa família italiana, quem manda mesmo é a Mama, minha avó, mais conhecida como Dona Olga.
Fomos comer uma pizza já que a vó não passará o natal com a gente. Para desespero dos poucos homens da família, as mulheres são maioria e o assunto principal é invariavelmente a vida alheia, novelas, cabelos e a última moda.
Os Penteado também tem seu pezinho na Itália, mas há muitas gerações vivem no interior de São Paulo. Como é mais gente, os assuntos são mais variados. Os mais velhos na ponta da mesa, falam do passado e de doenças. Olham fotos e lembram quando eram moços numa cidade onde tudo era perto e tranqüilo. A ala dos fumantes fala de assuntos variados, as mulheres falam de filhos, vida alheia e afins enquanto os homens conversam sobre a velhice, as doenças (um dos primos é médico), futebol, filhos, churrasco e comida. A ala dos “brotos” (eu, meu irmão e dois primos pequenos), fica passeando pelas conversas, ora com os velhos, ora com os fumantes, ora com o tio, ora na varanda do restaurante fazendo traquinagens.
Meu avô, o mais velho com 85 anos, fica sentado na ponta da mesa, olhando a família com um sorrisinho de satisfação. Os irmãos, quase todos vivos (exceto um), os filhos, os sobrinhos e os netos, quase todos reunidos. Reunir a família toda é uma meta difícil, mas enquanto os velhos puderem ir, a festa acontece.
No final, depois de muita comilança (família italiana, sabe como é) cada um pra sua casa pra dar uma dormidinha. Como sempre vários convites feitos, viagens combinadas e encontros marcados.
Eu como boa prima, que também leva pra patinar no gelo, prometi pros meus primos que levaria os dois pra assistir o novo Harry Potter. Mas vai ter que ser dublado. Vou fazer o que?

1 comment:

Anonymous said...

Grande família à la poderoso chefão! rs...muito bom