Tuesday, December 13, 2005

Papai Noel?


Natal é uma época legal, as pessoas ficam mais felizes, os shoppings lotados, as crianças ficam naquela expectativa dos presentes e não importa a direção que você olhe, lá está ele, o mesmo velhinho gordinho, com a mesma roupa, a mesma barba branca e o mesmo sorrisinho.
Pra mim ele nunca existiu de verdade, e não sei o que vou dizer se um dia tiver filhos, mas acho legal as crianças que acreditam piamente que o tal velhinho consiga entregar todos os presentes em uma única noite.
Minha mãe conta que quando era criança acreditava tanto que um dia ela viu Papai Noel, trenó, renas e todo o resto voando no céu. Minha prima de 7 anos ainda acredita, mas meu primo, que já tem 13, está trabalhando há alguns Natais para que essa história não dure muito.
O que eu sei é que essa história de Papai Noel dá um trabalhão para pais, avós, primos e quem mais estiver envolvido. É um tal de esconder presente, trancar as crianças no quarto e fazer barulhos na sala, arrumar um gordo amigo pra se enfiar naquela roupa vermelha, enfim, fazer toda uma produção pra que a criança fique na expectativa do presente ou de conseguir pegar o velhinho no pulo colocando os presentes em baixo da árvore.
Na minha casa o negócio sempre foi claro, e deve ter sido tudo culpa minha. Eu tinha tanto medo, mas tanto medo de Papai Noel, palhaços e afins que não podia passar nem a 500 metros de um que já começava a berrar. O jeito foi contar pra mim que o Papai Noel era só o tio Puã com uma roupa vermelha, ou me esconder quando o tal Papai Noel fosse entregar os presentes pros outros primos, que ao contrário de mim adoravam essa história toda.
Acreditando ou não no bom velhinho, o que importa é o espírito de Natal. Ficar feliz, abraçar todo mundo, fazer aquele jantar onde a família inteira se encontra, briga, come, faz as pazes e ver as crianças ganhando os tão esperados presentes que, para desespero das mães, vão abrindo onde der espalhando papel, fita, brinquedos e pecinhas pra todo lado.
Não vou negar que até hoje fico na expectativa do presente, com ou sem Papai Noel, e adoro reunião de família, mesmo com quebra pau.

No comments: